sexta-feira, 26 de março de 2010

PASSEIO NA PRAIA - FATO VERIDICO

VITÓRIA DA CONQUISTA- BA , 21 DE MARÇO DE 2010
Tudo não passava de um sonho... Sonhei por um bom tempo fazer um passeio na praia com as crianças e adolescentes que passam pela casa Renascer, mas não um passeio tipo “excursão”, que vai e volta no mesmo dia, Isso era pouco... Desejava sair e passar vários dias na beira da praia com eles, que sonho distante esse! Achava difícil acontecer porque era uma despesa grande, a casa e o transporte.
Final do ano passado, como é de costume fazermos nossa confraternização de natal, percebeu-se que não era mais uma questão de realizar um sonho, mas existia uma necessidade!
Confesso que o encorajamento de buscar realizar esse passeio veio com algumas historias que presenciamos na Associação Renascer.
Um garoto com 9 anos sem tomar remédio, passou a tomar os anti-retrovirais ... A mãe por ser soropositiva assintomática pediu-nos ajuda, para orientar naquele momento tanto a ela quanto a ele da importância daquele momento e explicar o que mudaria dali em diante. Passado uns dias acolhemos outra mãe com o adolescente que estava sem tomar remédio já alguns meses porque não encontrava mais lugar para aplicar a injeção e porque ainda não se tinha conversado com ele em um dialogo aberto sobre sua condição de saúde, são tantas histórias que fazem parte do nosso dia a dia.
Esqueci de dizer que ano passado, já pensando em reunir mais esse público criamos o grupo “JUVENTUDE EM AÇAO”, é um grupo composto por adolescentes e jovens vivendo e convivendo com HIV/AIDS que fala sobre prevenção através da arte mais especificamente na musica (rap). Começaram com cinco, mas permanecem três, Eles fazem palestras em escolas, empresas e outros municípios .
Voltando ao passeio... Contatei Maria D’Ajuda membro da equipe da Cáritas de Ilhéus no dia 07 de janeiro e solicitei a parceria para conseguir uma casa para hospedar 30( trinta) pessoas. No primeiro momento pensei que ela buscaria acolhida num alojamento em espaço da igreja ou acolhida na casa de apoio que existe na cidade, mas qual a minha surpresa D’Ajuda sonhou junto conosco e elaborou um projeto para apresentar ao SAE de Ilhéus, “PROJETO VIAGEM D+” o qual apresentava a proposta de reunir 45 pessoas entre as crianças/adolescentes de Ilhéus e Vitória da Conquista e monitores para interagir entre eles projeto esse que não foi aprovado porque houve uma solicitação de que o SAE de Vitória Conquista arcasse com alguma despesa.
Não buscamos apoio do SAE do nosso município porque o PAM não tinha sido aprovado ainda, por isso acreditávamos não ter verba liberada, comunicamos informalmente ao Programa Municipal da iniciativa do passeio, Daí passei para D’Ajuda que ela arrumasse um alojamento, como desde o começo foi nosso pensamento,
Foi quando ela nos deu a noticia que tinha conseguido falar com Dom Mauro, Bispo da Diocese e Presidente da Cáritas de Ilhéus e Padre Edézio, os quais cederam uma casa que é de propriedade da congregação destes. Houve uma mobilização geral para nos acolher: Equipe da Cáritas e as parcerias, Paróquia São Francisco e São João Batista, se comprometeram com o café da manhã e o lanche, gás de cozinha, pagamento de água e luz e nós levaríamos alimentos para fazer o almoço.Ficava faltando nossa parte que era arranjar o transporte.
Fizemos oficio e com o projeto da Cáritas de Ilhéus anexado, (que chegou para nós dia 03.03, e a viagem estava prevista para 15.03) procuramos as empresas de ônibus, os parceiros amigos e conseguimos 08 (oito) passagens (ida e volta) de uma empresa e o SAE de Conquista através do PAM apoiou com 12 passagens (ida e volta).
Não tivemos o número desejado de 30 pessoas porque algumas crianças de última hora desistiram, por não querer faltar à escola, ainda que informamos que a Pediatra daria atestado para todos e todas. Acabamos reduzidos a 12 crianças/adolescentes e oito monitores.
Saímos de Vitória da Conquista meio dia do dia 15 de março, chegamos a Ilhéus por volta da 18:00 horas, lá chegando estava D’Ajuda e Marisa nos aguardando com um sorriso estampado. Os carros da Pastoral da Criança e do CTA do município de Ilhéus nos conduziu até nosso recanto. Como chegamos já escuro não dava para ver que o mar era tão próximo, mas...
No dia seguinte quando levantamos, acordamos na verdade com o barulho das ondas do mar. Na noite anterior (segunda feira), sentamos todos após o jantar no quiosque que tem na frente da casa e fizemos uma reunião onde ali foi revista toda a programação daqueles dias.
Na manhã seguinte após o café fomos a La praia, a maioria dos que foram para a praia nunca tinha visto o mar tão próximo, foi um espetáculo ver as crianças vibrando com a água, as conchas , os caranguejos e tatuzinhos que andam na areia e mar, e quando descobriram a estrela do mar ficaram encantados.
Todas as manhas e tarde íamos a praia e no intervalo das 14:30 hs às 16:00 hs ficamos no quiosque conversando com nossas amigas da Cáritas, que todos os dias fielmente estavam fazendo- nos companhia, no dia 16 cantamos parabéns para um dos nossos adolescentes que fez aniversário dia 13/03/2010.
Preciso registrar que como as crianças de Ilhéus não compareceram , as 15 marmitex solicitadas pela Cáritas para servir o almoço deles todos os dias iam para nós.
Dia 19.03 viajamos às 16:00 hs e chegamos em Vitória da Conquista 21 horas.
O Objetivo do passeio foi:
Aproximar nossas crianças e adolescentes proporcionando a todos um momento de lazer, fazendo com que eles percebam que não estão sós em suas historias, aonde tiveram a oportunidade de ver outras crianças tomando seus medicamentos e assim discutir as dificuldades de cada um na adesão ao tratamento, buscando conhecer até onde eles sabem do seu diagnostico sem desrespeitar o momento de cada um e treiná-los no convívio coletivo na intenção de prepará-los para participar de outros encontros.
Como Resultado desse passeio podemos fazer algumas observações :
- a necessidade de orientação sobre sexualidade ,HIV/AIDS;
- o dizer “não sei porque tomo remédio”, ou “tomo remédio por que sou positivo” ;
- a troca de experiência para melhor tomar o Kaletra (medicamento que causa grande resistência pelo gosto);
- Através dessa atividade percebemos que os pais precisam também ser envolvidos.