domingo, 7 de março de 2010

COMEMORAO DO DIA DA MULHER NO RIO DE JANEIRO




Encaminho a programação que acontecerá no dia 08 de março de 2010 emcomemoração do centenário do Dia Internacional da Mulher.Como Conselheira do CEDIM ( CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DAMULHER- RJ ) estarei presente à partir das 11 horas e terei muito prazerem te dar um abraço..Convite da SPM paro o Dia Internacional da Mulher na Estação Leopoldina




CIDA LEMOS




AVISO DE PAUTA




Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres comemora o Dia Internacional da Mulher na Estação Leopoldina no Rio de JaneiroExposições, desfiles, filmes e shows marcam o centenário da data.


O lema "Mais autonomia, mais cidadania e menos violência para as mulheres brasileiras dará o tom do evento cultural promovido pela Secretaria Especial de Políticaspara as Mulheres (SPM) para comemorar o centenário do Dia Internacional da Mulher, na próxima segunda-feira, dia 8 de março. Exposições, exibição de vídeos e showsacontecerão na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro.


A abertura do evento será às 11h, pela Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaráde ato solene às 17h. Na ocasião, serão apresentados os avanços e as conquistas, dos últimos sete anos, em prol das garantias dos direitos das mulheres. Haverátambém anúncio da implantação de nove centros de referência de atendimento às mulheres em Mato Grosso do Sul, entre outros. Estão previstas as presenças do GovernadorSérgioCabral e do prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades.




Programação




A partir das 11h, estará aberta ao público uma feira de artesanato com produtos produzidos pelas mulheres que participaram de cursos de capacitação profissional.As apresentações culturais acontecem das 14h às 17h. Entre as atrações estão o grupos Negras Raízes, Muganga dos Filo, As Marias da Graça, Importuno Poético e oCoral Meninas de São Gonçalo. Haverá um desfile de moda promovido por ex-presidiárias e seus familiares dentro do Projeto Amendoeiras. A entrada é franca.




Serviço


Data: 08 de março, a partir das 11h.Local: Estação Leopoldina Rio de Janeiro - Programação gratuita.




Mais informações:Ascom da SPM - (61) 3411- 4228 / 4229 / 4231 - Gabriela Vale - (61) 9954- 8767SPS Comunicação




Envio um pequeno texxto com um pouco da historia.




* Em 1857, 129 mulheres> tecelãs da Fábrica de Tecido Cotton de Nova Iorque, em 1857, iniciaram um movimento reivindicatório por aumento salarial e redução da jornada de trabalho para 12 horas, que deu origem a primeira greve organizada por mulheres. Os donos de fábricas norte-americanos patrocinaram a um dos episódios mais absurdos da História: As fábricas foram incendiadas e as operárias trancadas nas instalações da tecelagem, morrendo queimadas.* *Clara Zetkin, militante socialista que assumiu a defesa dos direitos da mulher, em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, propôs a data de 8 de março, dia do massacre das operárias tecelãs de Nova> Iorque, como o Dia Internacional da Mulher. Em 1917, um movimento organizado em São Petersburgo reuniu 90 mil mulheres numa greve do setor têxtil para exigir pão*Algumas conquistas das mulheres brasileiras:- Direito à educação,- Direito ao voto- Direito ao divorcio- Lei Maria da Penha entre outrasconquistas conseguidas com muita luta ,perseverança e coragem.PARABÉNS à todas nós que acreditamos e lutamos por um mundo mais justoe igualitário, onde desejamos viver sem medo da violencia, cumprindonossos Deveres e vendo todosos nossos Direitos sendo respeitados.