terça-feira, 21 de julho de 2009

OBJETIVOS

I – Incentivar ações articuladas em nível nacional entre os participantes.

II- Analisar, incentivar e promover campanhas de prevenção, apoio e educação.

III- Orientar, acompanhar e denunciar qualquer tipo de violação das leis vigentes que prejudiquem os direitos e os deveres das associações que participam ou não da articulação.

IV- Elaborar propostas conjuntas, visando fortalecer a ação dos movimentos Sociais que atuam na luta contra a AIDS e outras patologias correlatas no Brasil, perante as autoridades públicas, civis e religiosas.

V – Influir na legislação pertinente no sentido de conquistar e assegurar novos direitos e/ou alterar dispositivos contrários ou prejudiciais à prevenção da AIDS e assistência as Pessoas Vivendo com HIV/Aids.

VI- Intervir, participar, monitorar e avaliar o processo de formulação de pesquisas e das políticas públicas de saúde para que sejam definidas políticas de prevenção e controle das DST/ AIDS, bem como de assistência as Pessoas Vivendo com HIV/Aids.

VII – Incentivar a participação das organizações nas diferentes instâncias de controle social a fim de fortalecer o papel político-social na construção das políticas públicas.

VIII – Denunciar todas as formas de omissão, transgressão e violação dos direitos humanos, civis, políticos e sociais, relacionados ao HIV/AIDS e buscar mecanismos para responsabilizar e punir os(as) infratores(as) de tais atos.

IX- Apoiar e repercutir as ações das Instituições que participam da articulação, sempre que vá ao encontro com os princípios do coletivo, respeitando suas identidades, autonomia e dinâmicas próprias de funcionamento.X- Divulgar informações e incentivar/promover ações (palestras, seminários, cursos, oficinas, assessorias e outros eventos) e experiências que visem a auto-sustentação das ONG/AIDS , na captação de recursos, elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos e pesquisas.