terça-feira, 23 de março de 2010

ETIQUETA - PEQUENAS GAFES NOSSA DE CADA DIA


Etiqueta - Pequenas gafes nossas de cada dia

Quem nunca cometeu uma gafe na vida? Nesse artigo, a jornalista Janaína Depiné alivia a nossa culpa e dá dicas para evitar grandes "micos".

Na hora e no lugar errado
Dor de barriga no primeiro encontro? O laxante fez efeito na hora da reunião da diretoria? Relaxe! Se é que é possível. Peça licença e corra (não muito para o estrago não ser pior) para o banheiro mais próximo. Só tome cuidado para não entrar no toalete errado (sim, isso já aconteceu com um conhecido).
Está na rua? Entre num restaurante ou lanchonete de higiene razoável e encare a situação. Claro, ao sair compre algo, nem que seja uma água com gás.
Comida no dente
Já deu um sorriso "Seu Creysson" bem depois do almoço? O feijão teimou em arrumar abrigo no seu canino? Conte com a ajuda de um amigo, marido ou cúmplice. E se você vir alguém nessa situação, não tema! Diga: - Tem uma sujeirinha no seu dente.
Assim, direto e simples demais. E vale para batom no dente também.
Troca de nomes
Um clássico. Algumas pessoas cometem essa gafe diariamente. Tome cuidado com técnicas de memorização por associação. Podem dar um problema...
- Cláudia, essa é Erda, minha amiga que veio do sul.
Segurando para não rir, Cláudia associa ao nome mais próximo
Na semana seguinte Cláudia reencontra Erda. Feliz com a técnica, diz em alto e bom som:
- Oi, Osta, como vai ?
A dica para os nomes é simples. Se for uma pessoa que você conhece há pouco tempo, seja sincero e diga: - Desculpe, esqueci seu nome. Agora se você encontrou um amigo inseparável da época da faculdade, tente puxar assunto até você se lembrar ou ele soprar.
Divórcios e separações
Perguntou sobre o marido de alguém que acabou de se separar? Fazer o quê se eles pareciam tão felizes da última vez que os viu? Diga com tranqüilidade: - Sinto muito, não sabia.
E, por favor, não peça detalhes. Você vai mostrar que é educado e também não se envolve em fofocas.
Copiou geral
Queria mandar o e-mail desabafo sobre o seu chefe carrasco para o amigo e mandou para a empresa inteira? Se você ainda não domina o mundo virtual, lembre-se e-mail é documento, prova legal, por isso, cuidado com o que escreve.
Crises sonoras
Você já teve uma crise de espirro ou tosse num ambiente completamente silencioso? Parece que tem gente que basta começar a peça de teatro para emitir ruídos sonoros. Se isso acontecer com você, saia do recinto imediatamente e vá para o banheiro exorcizar.

Piada fora de hora
Dizem que o grande segredo da comédia não é a piada, mas o timing. Saber o momento de soltar uma gracinha é que faz de um comentário bobo, divertido. Poucos têm essa habilidade.
Se você nota que as pessoas costumam não rir dos seus comentários "engraçados", simplesmente pare de fazê-los.
Efeitos gasosos
Não fique chocado, caro leitor, mas vou lhe revelar algo que pode mudar a sua vida. Todos soltam "pum". Aliás, o pum nada mais é do que ar misturado com gás metano e alguns outros que fazem um cheirinho desagradável e natural. Sim, é da natureza humana soltar pum. Seu vizinho faz , seu chefe (provavelmente quando sinaliza que não pode atendê-lo é porque deve ter soltado um pumzinho na sala) e até o seu paquera perfeito solta (espera casar para descobrir).
Evidente que o deselegante é soltar flatulências perto de outros. Pior ainda em ambientes fechados, como um elevador. Aí é maldade das grandes!
Não é um bebê
Maldita moda das batinhas que fazem todas parecerem gestantes ou da gordura que teima em se instalar no seu "panceps". O fato é que lá está ela: uma barriguinha em destaque e a terrível pergunta: - Para quando é o nenê?
Meu caro e ingênuo leitor, grávidas anunciam na Internet, mandam spam, saem contando para todo mundo. Por isso, se a colega não mencionou nada, não toque no tema.
Primaveras
Regra número um da etiqueta: não se pergunta idade para a mulher. Simplesmente porque elas mentem com o passar dos anos. Começam retirando um, depois dois...Enfim, só roubando a identidade de uma "coroa" para saber a idade real.
Pior ainda é se sair com essa: - Nossa como você está conservada, hein?
Sugiro que responda como minha mãe: - Eu não sou pepino. Passar bem!
Escorregão público
Pode ter sido o olho gordo da multidão, talvez o salto 15 ou uma personalidade atrapalhada. Se você escorregou publicamente, ria. Sim, ria da sua tragédia pessoal. Se as pessoas gargalharem, saia-se com essa: Quem quiser que eu repita é só soltar um cachê.
Enfim, ninguém é perfeito (só a bailarina do Chico). Errar é humano, mas se divertir com os próprios erros é divino, é o que diz o ditado e eu concordo plenamente.

Fonte: Por Janaína Depiné