sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CARTA DE DEMANDAS - BH

CARTA DE BELO HORIZONTE

Assunto: Solicitação e insumos: preservativo feminino, gel lubrificante e camisinha de língua

Encaminhar para: Conselhos de saúde locais, municipais e estaduais, SPM, Departamento Nacional de DST/Aids, Estaduais, Municipais, parceiros internacionais e as representantes estaduais.

Trinta e duas mulheres, representantes do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas de 25 estados brasileiros, reunidas em Belo Horizonte/MG, de 27 a 31 de julho de 2009, durante a capacitação do MNCP “Cidadãs no Cerrado Mineiro”, estiveram debatendo temas relacionados à epidemia de HIV/AIDS.
Protagonistas da história e sempre na perspectiva da garantia dos nossos direitos sexuais e direitos reprodutivos e respeitando as necessidades e especificidades de cada uma, destacamos a importância de disponibilização dos insumos de prevenção em quantidades adequadas - preservativos masculino, feminino, gel e insumos para sexo oral -, pela necessidade fisiológica, pois, nós mulheres que vivemos com HIV/AIDS em uso de anti-retrovirais, há muito sinalizamos aos diversos gestores, essas demandas devidos aos agravos como a menopausa precoce, a redução e ou falta de lubrificação vaginal, da libido e orientação sexual. Para que a utilização do preservativo feminino se dê de forma segura, identificamos a necessidade de oficinas permanentes nos Serviços de saúde com o objetivo de sensibilizar as mulheres vivendo com HIV/AIDS para o uso de preservativos femininos.

Sendo assim, conclamamos a concretização da demanda sinalizada por nós, mulheres vivendo com HIV/AIDS, para que nos serviços de saúde sejam disponibilizados os insumos acima especificados, visando também garantir a prevenção posithiva.

Acreditamos que com o compromisso de todos, teremos respostas para essa demanda e assim garantirmos uma vida segura, digna e saudável para todas nós.


MNCP -MOVIMENTO NACIONAL DAS CIDADÃS POSITHIVAS
Belo Horizonte, 31 de julho de 2009.